quinta-feira, 27 de maio de 2010

VAMPIROS - ontem e hoje


O livro que modificou para sempre as lendas de vampiros foi "Drácula", o personagem criado na literatura pelo romancista irlandês Abraham 'Bram' Stoker (1897), foi inspirado em uma figura histórica: Vlad, o Empalador, príncipe da Valáquia (região da Transilvânia que antes integrava a Hungria e hoje a Romênia), que lutou contra o domínio turco e morreu em 1476. A Transilvânia era área de governo do príncipe Vlad, que nos livros passou a ser um conde.
Por seus hábitos extremamente cruéis, que incluíam esfolar vivos os prisioneiros inimigos, ferver suas cabeças em caldeirões ou condenar à empalação aqueles que o contrariavam, Vlad recebeu o cognome de "Dracul", que significa - filho do diabo". No entanto, atualmente ele é considerado na Romênia um herói nacional.

Quando publicado, nada sugeria que Drácula teria tanto sucesso. Recebeu críticas mistas. Muitos poucos reconheceram sua importância e compararam o livro a Frankenstein. Nenhum crítico percebeu que Stoker havia chegado ao ápice da literatura.
Quanto Stoker morreu, sua esposa herdou os Copyright do livro e viveu o suficiente para ver o sucesso da obra de seu marido. O livro foi traduzido em mais de 50 línguas e é o segundo livro mais vendido do mundo, perdendo somente para a Bíblia.
A história de Stoker é a mais adaptada para os cinemas e a mais conhecida pelas pessoas. Foi "Drácula" que definiu como uma pessoa se torna vampiro e como são os hábitos noturnos desses seres que se transformam em morcegos (valel Stoker).

Muitas personalidades do mundo da escrita fizeram livros sobre esses seres das trevas. Voltaire, Tolstoi, Alexandre Dumas, H. G. Wells e Arthur Conan Doyle foram alguns que aproveitaram esse tipo dentro da literatura universal. Além de Stoker, veja os principais escritores:

Goethe: O famoso autor alemão da época do Romantismo escreveu o poema "A noiva de Corinto", em 1797. A novidade é que esta foi uma das primeiras aparições de vampiros do sexo feminino na literatura. Naquela época, o ideal de beleza eram as mulheres muito pálidas, portanto as vampiras caíram como luvas para o poeta.

Joseph Sheridan Le Fanu: Escreveu o livro "Carmilla", que é anterior ao épico vampiresco de Stoker em 25 anos. A história possui um claro viés lésbico, pois a vampira só escolhe mulheres como vítimas. Este livro deu início ao estilo de roteiro das histórias de vampiros, o qual foi copiado por Stoker, pois há a parte do ataque, a conversão do atacado em vampiro e, no final, a caça e a morte do ser das trevas.

Anne Rice: A autora de uma série de livros conhecidos como "Crônicas Vampirescas". Ricce ficou famosa pela criação do personagem Lestat de Lioncourt, que aparece no exemplar "Entrevista com o Vampiro" (Sim, é o mesmo do filme com Brad Pitt!), em 1976. Outra adaptação para os cinemas, foi a história de "A rainha dos condenados", de 1988. A saga tem ao todo 10 livros, mas os últimos episódios não possuem a mesma vitalidade dos primeiros.

Laurell Kaye Hamilton: A escritora é contemporânea de Stephanie Meyer, da série "Crepúsculo". Sua série de livros é conhecida como "Anita Blake: Vampire Hunters", cujo primeiro livro "Prazeres Malditos" foi lançado em 2008 no Brasil. A personagem principal também é uma menina que se envolve com família de vampiros, assim como Bella de "Crepúsculo". Anita ao mesmo tempo em que caça vampiros maus, começa a aprender e se relacionar mais com esses seres.

"Os livros de vampiros sempre tiveram leitores cativos, mas a demanda aumentou com Crepúsculo"

Precisamos de romance para sobreviver

Edward (Robert Pattinson) e sua família, os Cullen, são vampiros diferentes, que se alimentam de animais para não matar pessoas. No entanto, o rapaz, que tem 110 anos com corpinho de 17, sente-se muito atraído pelo cheiro do sangue de Bella Swan (Kristen Stewart), sua colega de escola, ao mesmo tempo em que fica apaixonado pela moça. Ele tenta se afastar para não prejudicá-la, mas seu amor e também o azar da garota, que sempre acaba sendo perseguida por vampiros do mal, são mais fortes. Por conta disso, Edward se dedica a defender a amada dos perigos sobrenaturais.
“Amo 'Crepúsculo', sou completamente apaixonada pelo livro e, é claro, pelo Edward. A própria autora sempre o descreveu como se ele fosse a oitava maravilha do mundo, aí fui gostando. Também adorei o jeito misterioso dele de ser. Sem contar que as frases que ele diz para a Bella são perfeitas. Juntando tudo isso é paixão na certa!”.


Robert Pattinson “O amor pode ser mais letal que uma mordida de vampiro”



Dentro da literatura vampiresca um dos subgêneros que está a fazer furor é o paranormal: vampiros, com poderes paranormais, e com grandes doses de humor, paixão, erotismo e fantasia. É o romance para além do terrenal. Poderia a ternura de um vampiro permanecer com ele pela eternidade?
Repito: Precisamos de romantismo, por isso mais e mais histórias de vampiros são criadas (agradeço aos Deuses por isso), valeu Stephanie, por nos proporcionar diferentes tipos de vampiros... valeu Stoker, por começar essa história (mesmo que tenha difamado um pouquinho nossos Heróis).






by Deise
parte pesquisei na Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails