quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vício - eu tenho

Normalmente os vícios são considerados pelas pessoas como motivos de prazer, alegria e desejo. Mas a realidade esconde sua real função.

Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. O termo também é utilizado de forma amena, muitas vezes deixando um índice de sua acepção completa. Por exemplo, viciado em chocolate. Seu oposto é a virtude.

“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício, é quando se tem o prazer seguido da dor”


O princípio dos hábitos – sejam eles bons ou maus – é o prazer. Você só repetirá um determinado ato, se no mínimo ele lhe der algum tipo de prazer, seja de natureza física ou psicológica. Quase sempre o prazer está associado à natureza psicológica do ser humano, assim diremos teoricamente que a repetição de um vício tem como elemento de reforço a satisfação psicológica.

Se os vícios dão prazer, então por que combatê-los? Por que não deixar que cada um viva à sua própria maneira e segundo seus desejos? Que mal pode existir em satisfazer-se os desejos? Estas são algumas das perguntas idiotas que grande parte dos viciados fazem ao seus terapeutas, e a todos aquele que lutam para combater os vícios. De algum modo, certos vícios são de fato prejudiciais unicamente ao próprio indivíduo que os praticam.

No século passado, Albert Einstein estava para provar que alguns vícios, como o vício nos estudos, seriam úteis à população. Dois dias depois, Einstein sofreu um ataque epilético, causado pelo excesso de estudo. Depois disto, nunca mais discordaram que o vício é maléfico. Resumindo o vício é uma desgraça sem fim.

Este vício se divide em diveras categorias que vão desde vícios comuns até aqueles resultantes das novas tecnologias, os vícios virtuais comuns em nerds como os adolescentes suados jogando CS dentro de uma LAN-House.

Virtual - popular nerdismo
Game-vício - computadores, vídeo-games, fliperamas, Pumps, Brick Games, Tamagotchis entre outros
Inter-vício - vício em internet
Chat-vício - também conhecido como vício do quer tc comigo
Lingüístico - vícios de linguagem


Um Garoto era tão viciado no orkut, mas tão viciado, que sua mãe nao sabia mas o que fazer. Um dia ela decidiu: “Vou mandá-lo para a igreja”. Chegando na igreja o pastor pergunta ao garoro:

- Menino você aceita Jesus ?

E o menino respondeu:

- Só se ele me deixar um “SCRAP”.

Qual o nome dado pra quem é viciado em filmes? Cinéfilo? Acho que são apenas pessoas que gostam mais de filmes que as outras. Sou totalmente viciada em filmes, assisto e coleciono alguns.

"Eu sou dependente de livros"
(literalmente) - Bibliofilia (De origem grega "biblion" - livro e "philia" - amor)

Sou muito viciada, quando começo a ler um livro fico desesperada pensando em quais outros começarei a ler depois que terminar o que tô lendo. Quando pego um livro pra ler, eu devoro ele... Não sei se é um vício exatamente, mas afirmo que não sei passar um só dia sem ler...sem livros entro em abstinência.


 

by Deise
vc é o q vc lê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails