terça-feira, 11 de maio de 2010

INVEJA - Atire a primeira pedra quem nunca sentiu


Desde cedo, o ser humano tem tendência a reparar nas suas posses em relação às do outro.
Tanto na quantidade como na qualidade.
Várias vezes, esse pensamento percorre a nossa mente, mesmo sem controlarmos.
Em várias alturas, situações e com pessoas diferentes.
Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Sai pra lá inveja

Alho: tem grande força para espantar qualquer praga que lhe roguem. Você pode prender um dentinho de alho na roupa, principalmente no sutiã, ou fazer um vaso cheio de alhos para colocar na mesa do trabalho. (tá mais assim ninguém arruma namorado)

Arruda: para proteger sua casa, ponha a planta perto da porta, dentro de um vaso. Outra opção é tomar um banho com uma infusão feita com a erva. Você pode ainda colocar um galhinho atrás da orelha. (tá, mas não faça isso se você for encontrar com o gato ou gata né)

Figa: é usada para atrair as energias positivas e afastar as negativas. Pode ser pendurada em diversos lugares, como chaveiro da casa (protege o lar), retrovisor do carro e bijuterias. (é até charmoso, mas vê se naum confunde os estilos)

Sal grosso: tem a finalidade de absorver todas as energias negativas. Geralmente, é usado em vasos e deixado na porta de casa. Banho de imersão com multo sal grosso na água quente também é bom. (mas se preferir... pega uma praia, um bronze...)

Olho grego: esse amuleto funciona como uma espécie de pára-raios, anulando os efeitos negativos da inveja. Pode ser usado em bijuterias dentro da carteira ou colocado em lugares visíveis da casa. (recomento a carteira... ele não é nada fashion)



Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Como diz Cinderela, olhe pro meu corpo e chore hahahahaha
By Deise

Um comentário:

  1. Realmente, quem nunca teve uma invejazinha nem que seja do sorvete do amiguinho hehehe.
    Mas isso é comum, a sociedade e a mídia exercita isso em nossa mente, na mente de nosso filhos. Quanto mais vc tiver mais terão inveja de você, não sabendo nós que estamos tornando comum o sentimento da inveja, se eles tem de mim eu posso ter deles tb e por ai vai...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails