sexta-feira, 4 de junho de 2010

Brigadeiro - Meu pecado favorito!


Democrático, o bolinho coberto com granulado é um ícone das festinhas de aniversário e também um dos preferidos entre os adultos.


Até hoje não se sabe ao certo a sua origem.
Algumas evidências provam que ele nasceu em São Paulo, na década de 20 ou 30. Isso porque seus ingredientes básicos, como leite condensando e chocolate em pó, eram produzidos no Estado. Em 1921, a Nestlé começou a fabricar o pioneiro Leite Moça e a fábrica do famoso “chocolate dos padres” também iniciou as suas atividades.
Apesar de ser um docinho fácil de preparar, até a criançada ajuda no preparo, ele requer uma certa prática para saber o ponto certo. Quando você deixa passar do ponto, parece um puxa-puxa, que gruda nos dentes, o contrário deixa o bolinho macio demais. Se você usar o fogo muito alto, cuidado, o movimento deve ser uniforme e rápido. Para saber se está pronto, é só observar quando ele já solta da panela ou mesmo começa a aparecer aquelas bolinhas crocantes.
Como boa devoradora de chocolates que sou, tinha que postar qualquer dia desses a foto de um bom brigadeiro. Acho que é o doce da minha vida.
Há muitos truques para deixar o brigadeiro em pontos diferentes. Há quem coloque um pouco de creme de leite após desligar o fogo; quem tire o doce antes ou depois do ponto, para deixá-lo como cobertura ou com o ponto de puxa-puxa. Mais doce? Faça com Nescau. Para deixar com mais gosto de cacau é só adicionar Chocolate dos Padres (ambos da Nestlé). Derreter chocolate em barra (dica: meio amargo e ao leite, misturados) no lugar do pó fica maravilhoso também. O que é eu mais gosto é o clássico enrolado no granulado ou quente e em um prato, para comer com colher de chá. Delícia.
 
Vai uma receitinha?

Gente eu super amu o tradicional, e lógico essa receitinha não poderia faltar... Mas que tal esperimentar outras formas de diversão com o brigadeiro??? Fica aí minha dica, provei e aprovo!

Clica na imagem ela aumenta!

Mais uma dica? 


Uma modalidade fácil e que gosto, é de servir aos amigos de colher. Com o brigadeiro pronto (deixar no ponto de enrolar), compre colheres de plástico tamanho médio, coloridas ou não. Passe a colher no pote/panela de brigadeiro pronto, já frio,  e depois a mergulhe em uma vasilha com granulado, que pode ser colorido. Chacoalhe levemente para tirar o excesso. Em seguida, apóie a colher em uma bandeja junto com as outras.
Sucesso garantido: as pessoas adoram, muito mais do que se fossem colocados em copinhos como fazem as docerias. Será a memória afetiva das festinhas da infância?

Se você é daqueles que não consegue viver sem um docinho e quando come um fica morrendo de culpa, pelo menos escolha o melhor horário para saboreá-lo. 

by Deise

Um comentário:

  1. mana fiquei com água na boca depois de ler essa matéria e ver as imagens rsrs... e olhe q acabei de comer bolacha integral com queijo rsrs...

    ta lindoo teu blog!!
    amoo
    saudadeee bjuu

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails