sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nosso Lar - Eu Vi!

Direção: Wagner de Assis 
Roteiro: Wagner de Assis
Género: Drama
Distribuição: 20th Century Fox
Elenco: Renato Prieto (André Luiz); Fernando Alves Pinto (Lísias); Rosanne Mulholland (Eloísa); Inês Vianna (Narcisa); Rodrigo dos Santos (Tobias); Werner Schünemann (Emmanuel); Clemente Viscaíno (Ministro Clarêncio); Ana Rosa (Laura); Othon Bastos (Anacleto).
Paulo Goulart ... Ministro Genésio
 
Sinopse
Ao despertar no Mundo Espiritual, André Luiz se depara com criaturas assustadoras e sombrias vivendo, juntamente com ele, neste lugar escuro e sombrio. Além disso, ele também se assusta por perceber que apesar de ter "morrido" ele ainda continua vivo e ainda sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após um longo período de sofrimento ele é recolhido dessa zona de sofrimento e purgação de falhas do passado por espíritos do bem e é levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar, de onde surge o nome do filme. A partir desse momento ele começa a conhecer melhor a vida no além-túmulo e a aprender lições e adquirir conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida.
Tendo então tomado consciência de que está desencarnado (morto), sente imensa vontade de voltar à Terra para visitar e rever parentes próximos de quem guarda imensa saudade. Entretanto, como narra a sinopse do site oficial do filme, isso acontece só para que ele perceba "a grande verdade - a vida continua para todos".
 
 
Confesso que nem sabia como começar a falar desse filme. Eu o assisti no feriado de 7 de setembro, e desde então não consigo encontrar as palavras certas para descrever o que senti quando assisti.

Que eu me emocionei é fato, cheguei até a chorar, mas o filme não me deixou completa sabe? Não me deixou satisfeita.

Eu gosto de ver os filmes com os olhos voltados para a realidade, mais ou menos assim, por mais fictício que o filme seja (tipo, A Origem, Harry Potter hahah), gosto de imaginar e se fosse assim. O filme é baseado na série de Chico Xavier (A Vida no Mundo Espiritual), não tô dizendo que é fictício, por favor, eu sei em que acredito e não tô aqui pra falar de "religião" é muito complicado. Mas, é certo também dizer que esse filme vai além da religião, vai para lugares mais profundos da alma, o auto-conhecimento.


Eu não li os livros, mas andei falando com uns devotos, que assistiram e leram, e estão muitos satisfeitos com a obra, eu não quero ser arrogante nem nada, mas quando vi o trailler pela 1ª e 2ª e 3ª vez achei que essa ia ser uma mega produção Holliwdiana (entende o que digo), deixa eu explicar, história: 1 ponto, atores incríveis: 1 ponto, um cenário que impressionou: meio ponto, efeitos especiais: onde?

O que me impressionou foi o Umbral (uma espécie de purgatório), me arrepiei quando vi logo de introdução, quanto ao "paraíso", é uma colônia que chamam de Nosso Lar, todos lá são lindos, e simpáticos, e pacíficos, e amigos e don’t worry be happy!


A idéia de paraíso que eu compreendo é mais ou menos por aí, mas daí a transforma o mundo de Os Jatsons (aquele desenho animado do futuro) e unir a terra prometida, exagerou né?


Eu super me emocionei com o filme é verdade, mas não posso deixar de dar minha alfinetada, faltou algo, e ainda fiquei com aquela sensação de que o filme ficava impondo a idéia de como os céticos estavam errados e como alí estava a razão, ou o fato de que o show tentar aparecer mais, bom não deixei de perceber, mas ainda assim tive boas vibrações do filme, e gosto quando uma filme termina me dando algo para pensar.
 
by Deise

3 comentários:

  1. Oi Deisita. REalmente o filme está superando as espectativas do cinema brasileiro,pos querendo ou não, foi um grande passo. Bom, pra começo eu não vim aqui pra te converter, pois cada um tem sua opinião e seu livre arbitrio. Sou espirita desde que tinha fraldas, ja li e reli e ouvi essa obra umas trocentas vezes, porém ainda não conferi no cinema. Mas,posso te contar uma coisa: se voce teve essa reação de dúvida em relação a coisas que voce acha impossivel que seja,então o filme está de acordo com a obra. Assim que o livro foi lançado,todo mundo achou meio que impossivel a forma como retrataram o plano espiritual(que vcs chamam de paraiso),pois muitos estavam com aquela ideia de que o céu só tem anjos, nuvens,pessoas voando, musiquinhas e etc(bem no estilo que as novelas destorcem).Porém por meio dos nossos estudos em casas espíritas, por livros (romances ou cientificos) que retratam isso, esse plano espiritual é tão evoluido quanto a terra...e até mais. Já imaginou, voce morre dai chega la encontra um céu com cara de adão e eva? que evolução é essa?? É um plano evolutivo para a condição de cada um, tanto o plano espiritual quanto o umbral. Por isso a cara de os Jatson que voce achou que é exagero,mas não...Muitos livros mostram isso,poderia até te dar uma lista enorme,mas acho que não precisa. Outra coisa em relação ao que voce falou que fala que os céticos estavam errados...é, todo mundo sabe que a ciencia tem essa rinha com a religião e virce-versa. Mas pelo menos no que o livro retratava é que, de que adianta viver num mundo cético, se a ciência não ajuda na melhoria terrena, pois desastres tanto ambientais quando de encontro a evolução humana acontecem mais e mais?. Fica ai uns toques pra voce pensar sobre o filme também.
    Beijo doidera!

    ResponderExcluir
  2. Doidera... gosto de você pq tu é inteligente pra caramba e muito ligada!
    Vê só, o filme a história a mensagem (todo ele) eu gostei sério... mas na verdade o que eu queria ver, era um pouco mais do espírito sabe? O filme me tocou e muito, e pode crer eu acredito... posso não ser espírita "praticante", mas procuro deixar minha mente aberta, vc está certa em dizer q o fato de "todos" terem uma ideia muito ultrapassada de "plano espiritual", pode crer, talvez eu me surpreendesse mais se não tivessem progredido. Senti coisas nesse filme, talvez sentidos adormecidos, auto-preservação e tals, e vc agora me inspirou a ler o livro, obrigada pelo tok! Beju doidera.

    ResponderExcluir
  3. Iaeww doidera!Será que agora vai o coments.?
    Eu sei. Esse filme vai muito alem e aquem do que as pessoas esperam de um filme de realidade espirita(porém,que não tem o intuito de pregar a filosofia espirita ou converter pessoas)
    Pessoal espera isso mesmo"poxa, é espirita então veremos mais espiritos". Mas o espirito é uma materia sim,so que bem mais refinada e evoluida...e o filme fez isso de forma correta(pelo que vejo no seu comentario)tanto que voce sentiu falta de ter mais almas.
    Se quiser, eu te indico um audio book, na verdade é o livro em audionovela e mostra de forma mais detalhada o que não apareceu no filme(e diga-se de passagem é beeeem mais emocionante)
    Beijo doidera

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails