quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Aprendiz de Feiticeiro - Eu vi!

Recebi o convite para pré-estreia do Filme O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) a nova Aposta da Disney Pictures, e claro fui logo conferir.

O Aprendiz de Feiticeiro
titulo original: (The Sorcerer's Apprentice)
lançamento: 2010 (EUA)
direção: Jon Turteltaub
atores: Nicolas Cage (Balthazar Blake), Jay Baruchel (Dave Stutler), Monica Bellucci, Toby Kebbell
Alfred Molina (Maxim Horvarth)
duração: 101 min
gênero: Aventura
 
Tudo começou com um poema de Johann Wolfgang von Goethe, um grande escritor alemão, pensador e cientista naturalista que escreveu “Der Zauberlehrling”, a obra poética de 1797. O poema “14-stanza” de Goethe é narrado pelo próprio aprendiz, que, após ser deixado sozinho com seus apetrechos pelo seu velho feiticeiro, decide demonstrar de forma arrogante sua própria magia. O aprendiz ordena a uma velha vassoura coberta com trapos, com cabeça, dois braços e um balde na mão, prepare um banho para ele. A vassoura viva enche não só a banheira, mas todos os recipientes e tigelas e o aprendiz esquece a palavra mágica para fazê-la parar, acabando em meio a uma enorme enchente. O aprendiz ataca a pobre vassoura com um machado, partindo-a ao meio… o que resulta em duas vassouras vivas. O aprendiz é, por fim, salvo, literalmente, com o retorno do velho feiticeiro, que rapidamente manda a vassoura de volta para o armário de onde ela saiu, comandando que só saia de lá quando ele, seu verdadeiro mestre, a convocar novamente.

Nessa adaptação, o Dave preste a estourar o horário de seu encontro ordena a algumas vassouras q limpe tudo antes dela chegar, enquanto ele toma banho, é aí onde está toda a semelhança com o clássico, o lugar vira uma bagunça e fica todo alagado, ele ainda consegue dispensar a garota que chega pontualmente, mas não dá conta de um "contra-feitiço" e é aí que o Feiticeiro (Nicholas Cage adoro) chega pra salvar nosso mocinho.

Quatro décadas depois Walt Disney, cria uma versão animada de seu imortal Fantasia e escalando ninguém menos que Mickey Mouse no papel título de O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice). O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) é geralmente considerado o melhor e mais adorado episódio entre todos.


Agora, 69 anos depois do lançamento de Fantasia, a Walt Disney Pictures e Jerry Bruckheimer Films criaram uma nova história para o cinema. Embora inspirados pelo que já foi feito antes, O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) de 2010 é uma aventura live-action inteiramente nova.
A mensagem permanece simples e divertida, porém a história mesmo, aquela que te faz querer até uma continuação deixou a desejar. “A história segue toda pegando atalhos, fazendo as coisas do jeito mais fácil, tentar realizar o desejo, que todos temos, de crescer um pouco rápido demais.

Eu amo o mundo da magia e diante desse momento vampiresco nada como renovar as tendências. Achei que seria extremamente empolgante, uma nova história ambientada no mundo moderno (esqueçamos um pouco Harry Potter), confesso que fui um pouquinho anciosa demais ver o filme.


E, embora o filme não seja um remake do clássico de Disney Fantasia, O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) presta uma homenagem a ele, um fato que não escapou ao diretor. “O Aprendiz de Feiticeiro (The Sorcerer’s Apprentice) tem uma forte marca Disney”, diz Turteltaub, “e eu logo soube que estaria lidando com algo que tinha que ser excelente, tinha que ser especial, que tinha que estar a altura de seu importante papel dentro da Disney e da história do cinema. Essa parte de Fantasia é tão marcante quanto quaisquer oito minutos já filmados, então fazer parte disso foi realmente eletrizante. Você pensa: “muito bem, como fazer isso” – “e é aí que toda a criatividade começa a fluir”.

Dave Stutler, um estudante universitário de Física que tenta conquistar Becky, a garota dos seus sonhos. O mundo de Dave vira de cabeça para baixo quando o excêntrico Balthazar Blake entra de repente em sua vida. Balthazar é um feiticeiro envolvido em uma batalha, que já dura séculos, entre os seguidores dos mais poderosos feiticeiros – o bom Merlin e a cruel Morgana – pela destruição ou salvação do mundo. Quando o arqui-inimigo e rival de longa data de Morgana, Maxim Horvath, ameaça não só Balthazar e Dave, mas o mundo inteiro, Balthazar recruta Dave como seu relutante protegido. Juntos, eles precisam deter Horvath e as forças morganianas.

Balthazar vem procurando em todo o mundo através dos séculos por seu aprendiz, e Dave tem que descobrir seu verdadeiro potencial como ser humano. Dave é um estudante muito sério, e não precisa, e nem quer, Balthazar em sua vida, ou ser um feiticeiro. Se alguém aparecesse na sua porta e dissesse que você é um feiticeiro, você também não acreditaria.
Mas ao longo da história você vê a amizade entre os dois se desenvolvendo porque Balthazar dá a Dave a confiança de que ele precisa, não apenas para ser um feiticeiro, mas também na vida pessoal.

Lopez explica: “O desafio foi como reinterpretar e mostrar isso na tela de uma maneira que as pessoas não tivessem visto antes. Dave Stutler é voltado para a ciência e é muito dedicado a suas experiências de física. Ele se dedica ao mundo racional e explica tudo em termos objetivos e científicos. E, então, ele é colocado junto de Balthazar, o feiticeiro, que vê tudo em termos mágicos? Esses dois mundos são, na verdade, um – a magia está para a física assim como a alquimia está para a química. Há uma frase crucial que Balthazar diz a Dave, que diz que tudo que eles fazem como feiticeiros está nas leis da física – ele só não conhece todas as leis, ainda. Essa é a ideia principal por trás da feitiçaria no filme. Eu adoro ciência, e acho que basear o filme dessa forma é inesperado e ficará muito eletrizante na tela”.

Não acontece do aprendiz crescer no papel e se tornar um feiticeiro. O feiticeiro não ensina ao aprendiz a fazer feitiçarias, só algumas práticas de defesa. Algo que levaria 10 anos para se aprender, deve ser ensinado em poucos dias.
Balthazar vem da ideia de botar a humanidade acima dele mesmo e de seu próprio amor, boa jogada do escritor para «herói» adorado. Esse é uma grande idéia, um guerreiro que luta pela humanidade há 1.000 anos.

Alfinetada:

A Disney não economizou nos efeitos especiais ok! Mas a filmagem super dá dor de cabeça, sabe aquela cena de luta, ou de ação que você quer ver tudinho? Então, deram um super zoom no rosto dos personagens e é aí que fica confuso, você fica sem saber o que está acontecendo «realmente». Tudo bem... não foi no filme todo mas foi em partes muito importantes. E a sensação que dá quando termina é q começou tem 10 minutos.

Só não vá com muita ansiedade.

by Deise
Fonte Disney

2 comentários:

  1. Quero ver! Só sei que o Nick Cage está a cara do Chad Kroeger (Nickelback) nesse filme, rsrs

    Bjs =)

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKK é mesmo Pri :) a cara dele... não tão loiro mas muito parecido :)
    Venha fazer parte do blog :) adorei o seu :) bjin

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails