sexta-feira, 30 de julho de 2010

SUSTENTABILIDADE, você sabe o que é?

Há algum tempo não se ouvia muito essa palavra. Mas afinal de contas o que é Sustentabilidade? Eu te digo :) (tá pesquisei na wikipedia)
É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e auas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser:

ecologicamente correto;

economicamente viável;

socialmente justo; e

culturalmente aceito.

Um exemplo real de comunidades humanas que praticam a sustentabilidade em todos níveis são as ecovilas.



Agir de maneira sustentável é atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as futuras gerações atenderem as suas próprias necessidades. Para ser sustentável, qualquer empreendimento humano deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.


Dicas simples...


Água 
Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.

Energia
O monitor consome a maior parte da energia necessária para o funcionamento do computador (80%). Portanto, configure seu computador para que o monitor desligue em caso de inatividade.

Papel
Atitudes simples poupam recursos: Corte papéis usados em pedaços menores e utilize para rascunhos, recados e lembretes.


Lixo
Converse com seus vizinhos e entre em contato com uma cooperativa de catadores. Combine um dia da semana para que a cooperativa colete os materiais recicláveis que vocês armazenaram.

Atitude
Ao utilizar produtos de material reciclado, você contribui com a preservação do planeta evitando a extração de mais recursos naturais.

Casa
Quando optar por um imóvel, observe a seguinte dica: os ambientes voltados para o norte são mais frios no verão e mais quentes no inverno. Instale-se de maneira a aproveitar melhor esses ambientes e economizar em ar-condicionado e calefação.

Carro
Compartilhe o carro com outras pessoas e coopere na redução da emissão de gases de efeito estufa.

 
Gente eu poderia escrever um livro... eu só coloquei uma dica de cada item que escolhi... mas há uma infinidade de coisas para fazer. FAÇA SUA PARTE!

Você sabe qual e o impacto do seu estilo de vida no planeta? O site http://www.myfootprint.org/ poderá ajudá-lo nessa descoberta. Calculando a sua "pegada ecológica" você saberá o quanto está contribuindo ou não para a sustentabilidade do mundo e quantos planetas Terra são necessários para sustentar a sua rotina.

by Deise
Fonte wikipedia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails